"Este não é um lugar seguro", o lugar da criação e o trabalho da abstração nos quadrinhos


Guilherme Silveira, há algum tempo, vem trazendo a discussão sobre o sentido nas narrativas de histórias em quadrinhos. Em 2012 com a HQ Preto no preto, branco no branco, na qual desenhos figurativos se desdobram durante a narrativa para chegar em um momento de abstração a partir da pergunta “o que é o sentido?”. Em 2013 cria Holofote a partir de um jogo de apropriação de textos e o caminho se torna mais nítido em ZOOM, de 2015, em que o próprio suporte da HQ é diálogo e criação da narrativa muda, aproximando-se cada vez mais da abstração.

Podemos pensar que Este não é lugar seguro, lançado em outubro de 2019, concretiza a imersão na abstração, pensando em uma fuga das imagens e grafias, tanto na narrativa quanto no trabalho do suporte livro. Uma das poucas informações textuais que temos está no título, o qual nos abre algumas possibilidades de leitura que acabam impulsionando algumas questões na fragmentação gráfica, no trabalho de linhas que acompanha cada capítulo e que nos leva através dos ruídos, silêncios, obstruções e apagamentos que se desdobram nas páginas da HQ.



Composto por uma capa sanfonada com miolos autônomos que permitem uma leitura cíclica, sem fim demarcado, a estrutura do livro nos apresenta o infinito, o ciclo que percorremos neste lugar não seguro. Sequência de páginas que se desdobram em diálogos tanto com desenhos, quanto com alterações em xerox, o livro flui entre a HQ, o zine e o livro de artista.
Com infinitas possiblidades de interpretação, Guilherme nos leva para um mundo de inseguranças narrativas, nos tira do lugar comum das grafias e figurações e nos transporta às incertezas de um mundo decadente. Uma leitura que nos conecta as inacabáveis possibilidades de construção e de destruição.



Formado em Ed Artística pela UNESP, Guilherme Silveira começou a produzir histórias em quadrinhos em 2007, no zine Miaral, a partir daí colaborou com ilustrações e quadrinhos para alguns sites e participa da revista Camiño di Rato. Desde 2009 tem lançado trabalhos individuais e coletivos (Matéria Escura, Cartografias do Inconsciente e Mergulho, em 2018), além de ser membro do corpo editorial do Selo Reverso de publicações independentes. Une pesquisa, criação e ensino, sendo professor da área de Arte no IFPR-Londrina e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre processos criativos de quadrinhos abstratos, na UFG-FAV.



Serviço:
Formato: 14,5 x 21 cm
Miolo: 88 páginas p/b, pólem 90g
Capa p/b Cartão fosco 250g (Sanfonado)

Disponível na  Loja: http://riscoimpresso.iluria.com/

silveiraglb@gmail.com
@guilherme.e.silveira

seloriscoimpresso@gmail.com
@seloriscoimpresso



Comentários